segunda-feira, 16 de novembro de 2015

História da tecnologia: Mesopotâmia

Mesopotâmia significa "entre rios". E é um nome bem apropriado. A Mesopotâmia se localiza entre os rios Tigre e Eufrates.

Os primeiros habitantes da Mesopotâmia viviam em tribos de origem semita. Mais tarde chegaram os elamitas. Não se sabe muito sobre os elamitas. Mas acredita-se que mais ou menos no ano 3500 a.c. eles foram dominados por outro povo, os sumérios.

Os sumérios se fixaram no sul da Mesopotâmia. Os sumérios adotaram um sistema de governo de cidades-estados. As cidades-estados eram governadas por um rei sacerdote, o patesi.O patesi era considerado um deus na terra

A astronomia sumeriana era avançada. Os sumérios começaram a agricultura na mesopotâmia. Criaram a escrita cuneiforme.

Atraídos pela prosperidade, nômades semitas chegam na Mesopotâmia. Eles eram divididos em dois grupos: acádios e amorreus, estes últimos sendo os construtores da Babilônia.

Esses dois grupos adotaram o modo de vida sumeriano. Finalmente, os dominaram.

Os dois grupos semitas passaram a competir entre si. Ganharam os amorreus. A mesopotâmia foi unificada.O rei dos amorreus era chamado Hamurabi.

Hamurabi (1728 a.C. - 1686 a.C.) escreveu um conjunto de leis, o Código de Hamurabi. No Código, em três alfabetos distintos, ele reuniu a legislação pré-existente. A principal característica era o olho por olho, dente por dente.








Imagem código de Hamurabi




Vídeo código de Hamurabi 




Vídeo sobre a mesopotâmia

Nenhum comentário:

Postar um comentário